Como determinar a Persona do seu produto/serviço?

Como determinar a Persona do seu produto/serviço?

07 passos para conhecer sua audiência.

Antes de tudo, conheça sua audiência.

Estamos na era de entregar produtos ou serviços que o mercado demanda, primeiro escolha sua Persona e depois pense em desenvolver um produto ou serviço que atenda as necessidades da sua Persona. Não adianta querer lançar um produto ou serviço se você não conhece o seu público. Caso contrário, como é que você vai oferecer os benefícios que ele quer para gerar uma experiência do usuário realmente diferenciada?

Por isso, é essencial que você crie as Personas da sua empresa, ou seja, as representações dos melhores clientes da sua empresa. Assim, você vai focar sua estratégia para esse público-alvo, visando atraí-lo para que se torne cliente.

Atraindo essa audiência e obtendo algumas informações estratégicas sobre ela, você gerará uma base de contatos, com a qual estabelecerá um relacionamento para gerar e fidelizar clientes.

Mas o que é Persona?

Persona é a representação fictícia do seu público-alvo, mas conhecendo não só os dados demográficos e de contato da Persona e sim personalizando seu perfil.

Por que é importante conhecer a sua Persona?

A importância está ligada a determinação de todas as estratégias de lançamento ou reposicionamento do seu produto/serviço que determinará os 4 P´s do marketing, são eles: Produto/Serviço (qual eu lançarei / como reposicionar) ; Preço (quanto vou cobrar e quais as condições comerciais) ; Propaganda (qual a estratégia de comunicação?) ; Place (Canais de distribuição – vendas, onde vou vender?)

E como conhecer a sua Persona?

7 passos para determinar sua Persona:

  1. Faça pesquisa de mercado através de entrevistas com potenciais clientes. Você pode lançar testes na sua rede social através de ferramentas como Google Froms e SurveyMonkeys oferecendo recompensas. Pode também entrevistas pessoas em regiões ou pontos comerciais que são correlatos a audiência desejada.
  2. Dê um nome para sua Persona
  3. Escolha uma imgem-foto para sua Persona
  4. Crie o seu mapa de empatia (vide imagem.1), respondendo:
    1. Quais são seus valores? O que pensa?
    1. Quais as suas metas?
    1. Quais são as marcas que costuma usar?
    1. O que ele faz no dia a dia? O que ouve, lê, faz?
    1. O que ela consome no dia a dia?
    1. Qual seu sonho?
    1. Quais são suas dores?
    1. Como meu negócio, produto/serviço pode ajudar?
    1. Quais são suas necessidades?
  5. Se sua empresa já tem um produto pesquise todos os dados e tire informações dos seus clientes que são os heavy users
  6. Busque informações em bases de dados demográficos para que você possa determinar a demanda estimada. Recomendamos os estudos do IPEA de IDH – Indice de Desenvolvimento Humano
  7. Crie estratégias para captar leads coletando dados de contato através de “content marketing” e formar sua base de dados de leads.

É importante que essa base esteja com os dados sempre atualizados para que você seja assertivo em seu relacionamento. Os dados obtidos são particularmente importantes, pois é com eles que você vai criar ações para fidelizar seus clientes.

Após determinar a sua Persona leve para sua equipe e comece a desenvolver um produto/serviço que possa atender as necessidades de sua Persona.

Dentre aqueles que já forem seus clientes, o ideal é identificar quais são os que compram de forma mais frequente e que geram mais receita para sua empresa. É nesses clientes que você deve focar as ações de Marketing de Relacionamento mais robustas: crie um acompanhamento personalizado e pense em formas de aproximar seu contato com eles.

A partir daí, você já pode começar a pensar nas ferramentas e formatos que utilizará para estreitar as estratégias de Marketing de Relacionamento com eles.

Você já sabe quem é sua Persona? Não, mãos a obra e crie a sua; Sim, seja mais próximo.

Obrigado por ler! Conheça nossos serviços em www.agenciabdigital.com.br – b, digitalize-se

Marcello Miniguini

Empreendedor

Executivo de Marketing, Gestão Empresarial e Inteligência de Mercado

CEO da Consulte UP – idealizador do projeto Ativação Digt@l